Clique aqui para voltar ao site da APPE

31 Jan


 
 


 

31 Jan. - encerramento das submissões

 
       
 
19 Mar. - encerramento das inscrições  

 

 

 

3º ENCONTRO DA APPE 2008

PROGRAMA  

Programa APPE 2008      |     Comunicações Orais APPE 2008      |     Posters APPE 2008     

Sexta-feira, 28 de Março de 2008 , Anfiteatro Azul

08:30 – 09:00                Abertura do Secretariado

09:00 – 09:30                Boas Vindas

Saúl Neves de Jesus, Conselho Directivo da FCHS, Universidade do Algarve

Armando Machado, Presidente da APPE

Alexandra Reis, Comissão Organizadora do 3º Encontro da APPE

09:30 – 10:45                Sessão 1, Coordenada por Armando Machado

Transferência de aprendizagens após seis meses de educação em música vs. em pintura (estudo de treino com crianças). São Luís Castro. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

A natureza da verdade: Diferenças de activação cerebral de frases verdadeiras e falsas. José Frederico Marques. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

A escolarização na cultura Ocidental promove o processamento independente do contexto. Paulo Ventura1, Chotiga Pattamadilok2,3, Tânia Fernandes1, Olivier Klein3, José Morais3 & Régine Kolinsky2,3. 1Universidade de Lisboa, Portugal; 2Fonds de la Recherche Scientifique-FNRS, Bélgica; 3Université Libre de Bruxelles, Bélgica.

Artificial Grammar Learning: Behavioral, FMRI, and TMS investigations. Karl Magnus Petersson. Max Planck Institute for Psycholinguistics, Holanda.

10:45 – 11:15                Intervalo

11:15 – 12:30                Sessão 2, Coordenada por Armando Mónica Oliveira

Raciocínio condicional sobre constrangimento temporal e modelos mentais. Csongor Juhos & Ana Cristina Quelhas. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Pensamento contrafactual acerca da violação, controlabilidade e prevenção: Funcional para quem? Ana Cristina Martins & Ana Cristina Quelhas. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Campo causal, inferência causal e pensamento contrafactual. Jorge Senos & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Medo, ganância, conflito: Uma aplicação do modelo de dupla mediação na escolha sob risco. Inês Valente Rosa & Marc Scholten. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

12:30 – 14:00                Intervalo

14.00                              Afixação dos Posters

14:00 – 15:30                Sessão 3, Coordenada por São Luís Castro

The Metamorphosis of the statistical segmentation output: Lexicalization during Artificial Language Learning. Tânia Fernandes1,2, Régine Kolinsky1,2 & Paulo Ventura3. 1Fonds de la Recherche Scientifique-FNRS, Bélgica; 2Université Libre de Bruxelles, Bélgica; 3Universidade de Lisboa, Portugal.

Automatizar a execução motora aumenta os períodos de execução na escrita. Rui Alexandre Alves1, Thierry Olive2 & São Luís Castro1. 1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal; 2CNRS e Université de Poitiers, França.

Development of a planar view preference in toddler's object active exploration. Alfredo F. Pereira, Karin H. James, Susan S. Jones & Linda B. Smith. Indiana University Bloomington, Estados Unidos da América.

O efeito da identificação do gist nas memórias falsas. Maria Paula Carneiro1 & Angel Fernandez2. 1Universidade Lusófona, Portugal; 2Universidade de Salamanca, Espanha.

Efeito da familiaridade na percepção temporal de faces humanas. Alexandre Constâncio Fernandes & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

15:30 – 16:00                Intervalo

16:00 – 16:50                Conferência Plenária

José León-Carrión

Human Neuropsychology Laboratory - Facultad de Psicología, Universidad de Sevilla, Espanha

"Imaging the relationships between time, emotion and cognition in the brain"

17:00 – 19:00                Sessão de Posters

18:30 – 19:30                Assembleia Geral da APPE

 

Sábado, 29 de Março de 2008, Anfiteatro Azul

09:00 – 10:30                Sessão 4, Coordenada por Carlos Fernandes

Inibição de padrões motores inatos: orientação e emissão. Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.

Comportamentos oscilatórios em extinção. Tiago Monteiro & Armando Machado. Universidade do Minho.

O problema da métrica subjectiva no estudo experimental de expressões faciais: Ilustrações com faces realistas e esquemáticas. Armando Mónica Oliveira, Nuno de Sá Teixeira, Miguel Oliveira & Fátima Simões. Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social / Núcleo de Psiconomia e Factor Humano da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

Envelhecimento cognitivo e tomada de decisão. Rui Mata & Ludmila Nunes. Universidade de Lisboa.

Raciocínio motivado no julgamento de covariação. André Mata1, Mário B. Ferreira1 & Steven J. Sherman2. 1Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa, Portugal; 1Indiana University, Estados Unidos da América.

10:30 – 11:00                Intervalo

11:00 – 12:30                Sessão 5, Coordenada por Luís Maia

De repente senti um fraquinho!! Efeitos da familiaridade implícita na atracção inicial. David Rodrigues1 & Teresa Garcia-Marques2. 1Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 2Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

Ameaça à identidade social e punição dos desviantes: O efeito ovelha negra no laboratório, com grupos mínimos e interactivos. Rui G. Serôdio & Filipa Teixeira. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

Desenvolvimento do processo de descodificação de grafemas vocálicos em português europeu. Ana Paula Vale, Ana Sucena, Fernanda Viana & Ana Garcez. Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; Instituto Politécnico do Porto; Universidade do Minho.

Aprendizagem do Rotary Pursuit e do Mirror Tracing em doentes com lesões vasculares do estriado. Sara Cavaco, Ricardo Taipa, Pedro Pinto, Cláudia Pinto & Cláudia Pereira. Hospital Geral de Santo António.

12:30                Encerramento

 

Posters

1.   Memória prospectiva e envelhecimento: Elevados requisitos, latência de resposta e contexto e natureza do alvo. Joana Lourenço & Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho.

2.   Memória operatória e competências atencionais: O papel do executivo central. Célia Oliveira & Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho.

3.   Memória prospectiva em crianças: Análise do efeito da saliência da pista prospectiva. Inês Direito & Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho.

4.   Curva de posição serial na memória a curto-prazo: Estudo com faces não-familiares. Ana Matos & Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho.

5.   The auditory priming in the perception of biased human motion stimuli. Ana Catarina Macedo Mendonça & Jorge Almeida Santos. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

6.   Peripheral discrimination of biological motion. Jorge Almeida Santos & Liliana Fontes. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

7.   The effect of auditory footsteps on visual biological motion perception. Ana Catarina Macedo Mendonça, Eugénia Alexandra Sabino da Silva Fernandes & Jorge Almeida Santos. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

8.   Temporal representation of biological motion. Bruno Aragão, Sara Costa & Jorge Almeida Santos. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho.

9.   Effects of motion pattern on velocity perception and collision estimation. Sandra Mouta, Ana Teresa Pereira & Jorge Almeida Santos. Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho.

10.  Efeitos conjuntos de variáveis cinemáticas na magnitude do Momento Representacional: Álgebra de integração e medida funcional da velocidade, distância e modalidades de resposta motora. Nuno de Sá Teixeira & Armando Mónica de Oliveira. Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social / Núcleo de Psiconomia e Factor Humano da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

11.  Efeito das variáveis tamanho e textura no reconhecimento táctil de objectos familiares. Alexandra Fernandes & Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho.

12.  Regiões cerebrais envolvidas no processamento da cor: Um estudo de Ressonância Magnética Funcional. Inês Bramão1,3,4, Luís Faísca1, Christian Forkstam2,3,4, Alexandra Reis1,4, & Karl Magnus Petersson1,2,3,4. 1Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve; 2Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Suécia; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Holanda; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud Universiteit, Holanda.

13.  O papel das relações configuracionais e das características de superfície no julgamento de traços sociais em caras. Isabel M. Santos1, Andrew W. Young2 & Carlos F. Silva1. 1Universidade de Aveiro, Departamento de Ciências da Educação, Portugal, 2University of York, Department of Psychology, UK.

14.  Existe uma associação entre o reconhecimento de emoções sociais e o julgamento de dilemas morais? Ana Teresa Martins, Luís Faísca, Cláudia Simão, Mariline Justo, Francisco Esteves & Alexandra Reis. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve.

15.  Correlatos psicofisiológicos de estados de humor induzidos pela estimulação visual. Isabel Barahona da Fonseca1, Luciana Gomes1, Armando Mónica de Oliveira2, Nuno Felix da Costa3 & Marta Teixeira2. 1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 2 Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 3Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa.

16. Envolvimento físico-muscular na representação afectiva. Ana Domingos, Teresa Garcia-Marques & Paula Niedenthal. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

17.  Activação afectiva e as características do estímulo-alvo. Marília Prada1 & Teresa Garcia-Marques2. 1Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 2Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

18.  A importância dos comportamentos mediadores na discriminação temporal. Andreia Costa, Joana Arantes, Tatiana Quintas & Armando Machado. Universidade do Minho.

19.  Codificação relativa de intervalos de tempo em pombos. Susana Maia & Armando Machado. Universidade do Minho.

20.  Percepção temporal em pombos numa dupla discriminação. Luís Oliveira & Armando Machado. Universidade do Minho.

21. Discriminação temporal: codificação relacional vs codificação absoluta. Igor Spínola & Armando Machado. Universidade do Minho.

22.  A memória e o "Choose-Short Effect" em pombos. Carlos Pinto & Armando Machado. Universidade do Minho.

23.  Timing task and affective arousal modulation of time perception. Alexandre Constâncio Fernandes & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

24.   Processamento temporal na faixa dos 200-900 milissegundos: Um estudo comparativo dos dois modelos predominantes. Jaime Martins & Luís Faísca. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve.

25.  O papel da animacidade na desambiguação de orações relativas em Português Europeu: Evidências em tarefas off e on-line. Ana Paula Soares1, Isabel Fraga Carou2, Ana Piñeiro2, Montserrat Comesaña1 & Ana Pinheiro1. 1Universidade do Minho, Portugal; 2Universidade de Santiago de Compostela, Espanha.

26.  Instrumento de análise e avaliação em contexto de Língua Segunda: Um contributo para diagnosticar e programar ensino/aprendizagem de Língua Segunda. Sandra Figueiredo & Carlos Fernandes da Silva. Universidade de Aveiro.

27.  Leitura e consciência fonológica: Predição de bons leitores. Andreia Pacheco1, Alexandra Mendonça1, Filomena Inácio1, Inês Bramão1, Susana Araújo1, Luís Faísca1 & Karl Magnus Petersson1,2,3,4, Alexandra Reis1. 1Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Portugal; 2Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Suécia; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Holanda; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud Universiteit, Holanda.

28.  Influência do método de ensino da leitura e da escrita numa tarefa de leitura. Alexandra Mendonça1, Filomena Inácio1, Inês Bramão1, Susana Araújo1, Andreia Pacheco1, Alexandra Reis1 & Karl Magnus Petersson1,2,3,4 & Luís Faísca1. 1Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Portugal; 2Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Suécia; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Holanda; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud Universiteit Nijmegen, Holanda.

29.  Estratégias de conversão grafema-fonema na leitura hábil em Português. César F. Lima & São Luís Castro. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

30.  Perturbação de leitura e de nomeação rápida visual em maus leitores: Apenas um défice fonológico na sua origem? Susana Araújo1, Alexandra Mendonça1, Filomena Inácio1, Inês Bramão1, Andreia Pacheco1, Karl Magnus Petersson1,2,3,4, Luís Faísca1 & Alexandra Reis1. 1Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Portugal; 2Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Suécia; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Holanda; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud Universiteit Nijmegen, Holanda.

31.  Efeitos de lexicalidade na aprendizagem da leitura em Português. Manuela Santos & São Luís Castro. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto.

32.  Leitura e a sua relação com a memória de trabalho, consciência fonológica e nomeação rápida. Filomena Inácio1, Susana Araújo1, Inês Bramão1, Alexandra Mendonça1, Andreia Pacheco1, Karl Magnus Petersson1,2,3,4 & Luís Faísca1. 1Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve, Portugal; 2Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Suécia; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Holanda; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud Universiteit Nijmegen, Holanda.

33.  Nomeação e sequências em crianças disléxicas. Carlos Fernandes da Silva. Departamento de Ciências da Educação, Universidade de Aveiro.

34.  Tradução e adaptação para a língua portuguesa da Bateria de Avaliação de Afasias e Perturbações Relacionadas (Bateria de Evaluación de la Afasia y de Transtornos Relacionados de H. Goodglass, 2005) - Estudo Piloto. Karina Maria Sousa Pestana1, Luis Alberto Coelho Rebelo Maia2, Renata Santos Leite1 & Carlos Fernandes da Silva3. 1Universidade de Salamanca, Espanha; 2Universidade da Beira Interior, Portugal; 3Universidade de Aveiro, Portugal.

35.  Auditory Verbal Learning Test e Trail Making Test: Dados normativos dos 21 aos 65 anos. Sara Cavaco, Cláudia Pinto, Alexandra Gonçalves, Filomena Gomes & Alexandra Pereira. Hospital Geral de Santo António.

36.  Resposta endócrina a desafios sociais no sexo feminino: O futebol como caso de estudo. Tânia Oliveira, Maria Gouveia & Rui Oliveira. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

37. Psychoendocrinology of human parental behavior: Hormone changes from pregnancy to the postpartum in human fathers and paternal involvement after birth. Rui Oliveira. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

38.  Atenção à Intenção: facto ou artefacto? André Smith & Armando Machado. Universidade do Minho.

39.  Efeitos Garner e Stroop na comparação de números: Modulação pela discriminabilidade dimensional e influência da escolaridade. Maria Eunice Duarte & Armando Mónica Oliveira. Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social / Núcleo de Psiconomia e Factor Humano da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

40.  Estudo do impacto funcional do prestígio em modelos dimensionais do interesse por profissões: evidências procedentes de quantificações de importância. Maria São João Brêda & Armando Mónica Oliveira. Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social / Núcleo de Psiconomia e Factor Humano da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

41.  Controlo mental: Contrastando processos e consequências de correcção e supressão. Pedro Ponte da Silva & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

42.  Fontes perceptiva e conceptual da fluência de processamento: dissociação de efeitos. Rita Rocha da Silva & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

43.  Generalização espacial do estímulo: gradientes bidimensionais em ecrãs tácteis. José Bentes, Catarina Castro & Andreia Costa. Universidade do Minho.

44.  Avaliação de um programa de Qualidade de Vida e Métodos de Estudo. Alda Martins & Andreia Pacheco. Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve.  

45. Determinantes cognitivos e culturais das representações implícitas do Eu-Morto. Vera Mónica Pereira & Rodrigo de Sá-Nogueira Saraiva. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa.   

46. Modelos tácitos de adesão à prescrição medicamentosa: uma abordagem experimental. José Miguel Pereira de Oliveira & Armando Luís Mónica de Oliveira. Instituto de Psicologia Cognitiva Desenvolvimento Vocacional e Social / Núcleo de Psiconomia e Factor Humano da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra.

 
 
 

3º Encontro da APPE
© 2007 Todos os direitos reservados