Clique aqui para voltar ao site da APPE

4º Encontro da APPE


 
 


 

28 Fev. - encerramento das submissões

 
       
 
03 Abr. - encerramento das inscrições  

 

 


Programa

Programa APPE 2009 pdf     |    Posters APPE 2009 pdf    

Afixação dos Posters: Entre as 8.00 e as 14.00.
Agradecemos que sejam retirados logo após as 19.00.


Sexta-feira, 17 de Abril de 2009

08:00 – 09:00                Abertura do Secretariado

09:00 – 09:30                Boas Vindas

Frederico Pereira, Direcção do ISPA

Carlos Fernandes, Direcção da APPE

Teresa Garcia-Marques, Comissão Organizadora do 4º Encontro da APPE

 

09.30 – 10.45: Sessão 1, Coordenada por Pedro Albuquerque

Sensibilidade ao contexto via primação afectiva
Marília Prada1,2 & Teresa Garcia-Marques1
1Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

A criança dentro de nós: A ontogenia da arquitectura dualista na percepção social
Sara Hagá1 & Leonel Gacia-Marques2
1
Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

Relação entre o funcionamento executivo e o desempenho numa tarefa de esquecimento dirigido
Joana Sousa Lourenço & Pedro B. Albuquerque
Universidade do Minho

Quando é que o “agir” é considerado “ser”? Explorando a flexibilidade das inferências espontâneas de traços
Tânia Ramos1, Leonel Garcia-Marques2 & David Hamilton3
1Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 3University of California, Santa Barbara, EUA

 

11.15 – 12.30: Sessão 2, Coordenada por Cristina Quelhas

Regresso a Lewin: Conflito na escolha sob risco
Inês Rosa, Vera Nunes & Marc Scholten
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

The robust beauty of compensatory strategies in decision making from memory
Rui Mata1, João Carvalho1, Nanna Notthoff2 & Richard Gonzalez3
1
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 2Stanford University; 3University of Michigan

Sedução do vilão e repulsa da “má rês”: Dinâmica de grupos subjectiva na reacção a comportamentos desviantes em contextos-escola
Rui G. Serôdio, Luísa Catita, Ângela Monteiro, Ana Ribeiro & Marta Silva
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Efeito da pertença grupal e do estatuto dos alvos no julgamento de membros normativos e desviantes, e no reforço normativo
Isabel R. Pinto & José M. Marques
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto


12.30 – 14.00: Pausa para almoço
[Disponível no ISPA - 3€]


14.00 – 15.30: Sessão 3, Coordenada por Alexandra Reis

Cultural attentional strategies in the framed-line test: West trees begin inside the east forest
Tânia Fernandes1,2, Paulo Ventura1, José Morais2 & Régine Kolinsky3
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 2Université Libre de Bruxelles, Belgique ;
3
Fonds de la Recherche Scientifique - FNRS, Belgique

Neural correlates of perceptual decision when viewing ambiguous face stimuli
João Castelhano, José Rebola, Alda Pinto & Miguel Castelo-Branco
Visual Neuroscience Laboratory, IBILI-Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

Potenciais evocados e respostas oscilatórias na fronteira de frase musical: Efeitos da pausa final
Susana Silva & São Luís Castro
Laboratório de Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Atitudes, persuasão e ilusões de estabilidade
Mário Augusto Boto Ferreira & Leonel Garcia-Marques
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa


15.30 – 16.00: Pausa para café



16.00 – 16.50: Conferência Plenária

Plasticidade versus estabilidade nas estruturas de conhecimento: O caso da inesperada maleabilidade dos estereótipos sociais
Leonel Garcia-Marques
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa


17.00 – 19.00: Sessão de Posters

 

18.30 – 19.30: Assembleia Geral da APPE (Participação de Sócios Efectivos)

 

20.00 - Jantar de convívio

 

Sábado, 18 de Abril de 2009

09.00 – 10.30: Sessão 4, Coordenada por José Marques

O DREAM comanda a impressão: Formação de falsas memórias de personalidade
Ludmila Duarte Nunes1, Leonel Garcia-Marques1, Mário Ferreira1, Margarida Garrido2 & Teresa Garcia-Marques3
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 3Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Ao encontro da metacognição: A redução do falso reconhecimento através do estudo de imagens e a promoção da heurística da distintividade em crianças
Marta Gomes1,2 & Leonel Garcia-Marques2
1Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

The role of the basal ganglia in spatial-based implicit contextual learning
Marieke van Asselen1, Inês Almeida1, Filipa Júlio1, Rui André2, Cristina Januário2, António Freire2 & Miguel Castelo-Branco1
1IBILI, Faculty of Medicine, University of Coimbra; 2Department of Neurology, University Hospital Coimbra

Some specific fears are more specific than others: Evidence from attention and emotion measures
Sandra C. Soares1,2, Francisco Esteves3, Daniel Lundqvist1 & Arne Öhman1
1Karolinska Institute, Department of Clinical Neurosciences, Section of Psychology, Stockholm, Sweden; 2Universidade de Aveiro; 3Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

10.30 – 11.00: Pausa para café

 

11.00 – 12.30: Sessão 5, Coordenada por São Luís Castro

Envelhecimento e reconhecimento de emoções na música
César F. Lima & São Luís Castro
Laboratório de Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Conhecimentos implícitos sobre relações temporais modulam raciocínio condicional
Csongor Juhos & Ana Cristina Quelhas
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Animal metacognition without metacognition
Jeremie Jozefowiez, J. E. R. Staddon & D. T. Cerutti
Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

Measuring motivation in fish: An adaptation of the push-door paradigm
Leonor Galhardo, Olinda Almeida & Rui F. Oliveira
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

Exposição alternada ou em bloco: Análise do papel da codificação perante estímulos visuais
Paulo Faria & Pedro B. Albuquerque
Universidade do Minho

 

12.30: Encerramento

 

Posters

P01 Características dos distractores como fonte de perturbação na memória para pares palavra-figura. Pedro B. Albuquerque. Departamento de Psicologia, Universidade do Minho

P02 Processos associativos implicados no Efeito Baldwin
. Catarina Vales & Armando Machado. Universidade do Minho

P03 Efeitos semânticos na prova de Stroop: Rosa, cor ou flor?
Catarina Vales, Paulo Faria, Paula Magalhães & Pedro B. Albuquerque.
Universidade do Minho

P04 Influência da automatização da transcrição sobre os períodos de execução
. Marta Branco1, Rui Alves1, Thierry Olive2, São Luís Castro11Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto; 2Centre National de la Recherche Scientifique

P05 Perturbação de leitura em crianças disléxicas: Qual o contributo dos processos fonológicos
e lexicais? Susana Araújo1, Luís Faísca1, Karl Magnus Petersson1,2,3,4 & Alexandra Reis1,2. 1Grupo de Investigação em Neurociências Cognitivas, Departamento de Psicologia, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve; 2Cognitive Neurophysiology Research Group, Stockholm Brain Institute, Karolinska Institute, Stockholm, Sweden; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Nijmegen, The Netherlands; 4 Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour, Centre for Cognitive Neuroimaging, Radboud University Nijmegen, The Netherlands.

P06 Congruência afectiva entre estímulos visuais e musicais: respostas afectivas, fisiológicas e
duração da visualização. Patrícia Arriaga & Vitor Calado. Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa.

P07 Interaction between perceptual color and color knowledge information in object recognition:
Behavioral and electrophysiological evidence. Inês Bramão1,3,4, Luís Faísca1, Christian Forkstam2,3,4, Filomena Inácio1, Karl Magnus Petersson1,2,3,4 & Alexandra Reis1,2
1Cognitive Neuroscience Research Group, Universidade do Algarve, Faro; 2Cognitive Neurophysiology Research Group, Karolinska Institut, Stockholm, Sweden; 3Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Nijmegen, the Netherlands; 4F. C. Donders Centre for Cognitive Neuroimaging, Nijmegen, the Netherlands


P08 Enviesamentos da atenção em jovens com ansiedade social: Stroop lexical e pictórico para
estímulos socialmente ameaçadores.
Patrícia Louro1, Maria Paula Carneiro1 & Francisco Esteves2. 1Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P09 Reconhecimento de faces em contextos congruentes e incongruentes
. Maria Paula Carneiro1, Rute Leomaro1, Rosa Silva1, Jorge Oliveira1 & Francisco Esteves2. 1Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P10 Tempo prospectivo em pombos
. Ana Catarina Vieira de Castro & Armando Machado. Universidade do Minho

P11 Aprendizagem de uma nova língua: influência do método de aprendizagem no acesso ao
sistema conceptual. Andreia Costa, Liliana Magalhães, Montserrat Comesaña & Ana Paula Soares. Universidade do Minho

P12 Discriminação de velocidade em pombos: Limiares diferenciais, generalização e efeitos de
contraste visual. Andreia Costa, José Bentes, Jorge Santos & Armando Machado. Universidade do Minho

P13 Spatial cognition in intertidal fish
. Sílvia Santos Costa, Rui Andrade & Rui Oliveira. Unidade de Investigação em Eco-Etologia, Grupo de Biologia Comportamental Integrativa, Instituto Superior de Psicologia Aplicada.

P14 Sugestionabilidade interrogativa em crianças: Modalidade de processamento e factores
cognitivos como variáveis moderadoras.
Alexandra Cunha, Pedro Albuquerque & Teresa Freire. Universidade do Minho, Instituto de Educação e Psicologia

P15 La rive gauche: Ancoragem espacial da política
. Ana Rita Farias1 & Margarida Garrido1,2. 1Centro de Intervenção Social; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P16 Estudo do registo visual imediato através do procedimento igual/diferente
. Alexandra M. Fernandes & Pedro B. Albuquerque. Universidade do Minho

P17 Como é que os pombos aprendem a contar?
Eugénia Fernandes & Armando Machado. Universidade do Minho.

P18 Memória visual e memória verbal: Da partilha ao conflito de recursos na memória operatória
. Pedro Luís Vieira Domingues & Nuno Miguel Soares Gaspar. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P19 Perceptual learning for multiple face orientations
. Carlos Gomes1,2, Mafalda Mendes3 & Patrícia Figueiredo1. 1Instituto Superior Técnico, Universidade Técnica de Lisboa; 2School of Psychological Sciences, University of Manchester; 3Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa.

P20 Efeitos de frequência, densidade e frequência de vizinhança na produção de palavras
faladas em Português Europeu. Luís Gonzaga Oliveira & Selene Graça Vicente. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P21 A inflação mnésica pela imaginação: O papel do intervalo de retenção entre a imaginação e
o teste de memória. Ana Sofia Gouveia Moreira & Pedro Barbas de Albuquerque. Universidade do Minho

P22 Control of the memory report in eyewitness memory
. Karlos Luna1, Philiph A. Higham2 & Jessica Bloomfield2. 1Centre for Research in Psychology (CIPsi), University of Minho, 2School of Psychology, University of Southampton, United Kingdom

P23 Memory for advertisements in enjoyable, interesting or boring radio programs: The context
matter. Beatriz Martín-Luengo1, Malen Migueles1 & Karlos Luna2. 1Faculty of Psychology, University of the Basque Country, Spain); 2Centre for Research in Psychology (CIPsi), University of Minho

P24 What is the best way to analyse the confidence-accuracy relationship?
Karlos Luna1 & Beatriz Martín-Luengo2. 1Centre for Research in Psychology (CIPsi), University of Minho; 2Faculty of Psychology, University of the Basque Country, Spain

P25 Polidipsia induzida por programa: Um comportamento desencadeado ou antecipatório?
Paula Magalhães1, Ángeles Pérez-Padilla2, Ricardo Pellón2 & Armando Machado1. 1Universidade do Minho; 2Universidad de Educación a la Distancia, Madrid, España

P26 Reconhecimento visual de palavras em Português Europeu: Efeitos da densidade de
vizinhança e da idade-de-aquisição. Selene G. Vicente & Laura P. Meireles. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P27 O “lado negro” do humor positivo: Como as emoções e o tipo de processamento afectam
as memórias falsas. Filipa Mendonça & Maria Paula Carneiro. Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

P28 Um estudo da imputação de informação ausente em expressões faciais incompletas
. Armando Oliveira, Ricardo Viegas, Nuno Teixeira, Magda Jordão, Cindy Carvalho & Mikael Mendes. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

P29 Um modelo de razão relativo para a integração de perdas e ganhos mutuamente exclusivos
associados a probabilidades independentes. Ricardo G. Viegas, Armando M. Oliveira, Nuno S. Teixeira & Miguel P. Oliveira. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

P30 Amplitude de memória operatória: Efeito da exigência atencional da tarefa
. Célia Gomes Oliveira & Pedro Barbas de Albuquerque.
Universidade do Minho

P31 Produção de memórias falsas no paradigma DRM em listas com dois itens críticos
. Helena Oliveira, Pedro Albuquerque & Armando Machado. Universidade do Minho

P32 Choose-short effect em pombos: Teste de três modelos teóricos
. Carlos Pinto & Armando Machado. Universidade do Minho

P33 Exposição subliminar a estímulos biologicamente relevantes no estado afectivo e
fisiológico. Pedro Joel Rosa1,2, Patrícia Arriaga1 & Francisco Esteves1. 1Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 2Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias

P34 Differential effects of familiarity on face-related ERP components.
Isabel M. Santos1, Jaime Iglesias2, Ela I. Olivares2, Andrew W. Young3 & Carlos F. Silva1. 1Universidade de Aveiro, 2Universidad Autónoma de Madrid, Facultad de Psicologia, España; 3University of York,
Department of Psychology, UK


P35 Winners and losers: Social modulation of behaviour in Zebrafish (Danio rerio)
. Joana Ferreira da Silva, José Miguel Simões & Rui Oliveira. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P36 O visionamento de filmes como método de indução de emoções
. Gisela Almeida1 & Patrícia Arriaga2. 1Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P37 Sobre a natureza dos atributos de conceitos de nível básico: Um estudo a partir de normas
de associação de palavras. Frederico Marques, Ludmila D. Nunes & David Kellen. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

P38 Adesão a campanhas publicitárias de produto ou institucionais: Efeito da focalização na
identidade pessoal vs. social. Ângela Monteiro, Ana Ribeiro, Marco Rego, Paula Lopes & Rui G. Serôdio. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P39 Estimação de uma constante temporal para a extrapolação da posição de objectos móveis:
Uma abordagem funcional. Nuno Alexandre De Sá Teixeira1, Armando Mónica de Oliveira1 & Michel-Ange Amorim2. 1Núcleo de Psiconomia e Factor Humano (NuPFaH) – Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; 2Laboratoire Contrôle Moteur et Perception - Université Paris-Sud XI

P40 Processamento Global e Local da Informação: Dissociação entre preferência e performance
no Síndrome de Williams. Inês de Sousa Bernardino1, Marieke van Asselen & Miguel de Sá e Sousa de Castelo-Branco. Instituto Biomédico de Investigação para a Luz e Imagem (IBILI); Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra

P41 Endogenous testosterone and DHEA modulation on cerebral asymmetry recognition
patterns of happy and threatening faces in young women. Alexandre Fernandes, David Gonçalves, Tânia Oliveira & Rui Oliveira. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P42 Distorção temporal na percepção de faces emocionais: Papel da valência e do arousal
. Alexandre Fernandes & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P43 Dual Identification and Intergroup Relations: Can relevance moderate the effects of an
inclusive category on intergroup bias?
Beatriz Lloret Alves de Moura, Maria Popa-Roch & Sven Waldzus. Centro de Intervenção Social, Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P44 O role-playing experimental e a ética na investigação em Psicologia: O caso dos estudos
sobre violação. Ana Cristina Carvalho Martins & Ana Cristina Quelhas. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P45 Similarity-based and cue-abstraction processes in children’s multiple-cue judgment
. Rui Mata1, Bettina von Helversen2 & Henrik Olsson3. 1University of Lisbon; 2Basel University; 3Max Planck Institute for Human Development

P46 Metaphorically grounding person memory: The impact of vertical space in the encoding of
social information. Tomás Palma1,2, Margarida Garrido1,2, Gün R. Semin3. 1Centro de Intervenção Social (CIS); 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa; 3Faculty of Social Sciences, Utrecht University, The Netherlands

P47 Resolução de estados TOT em Português Europeu, em jovens adultos: O papel da posição
da sílaba fonológica. Rita Pureza, Ana Paula Soares & Monserrat Comesaña. Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho

P48 O efeito de ordem temporal no pensamento contrafactual das crianças
. Célia Rasga & Ana Cristina Quelhas. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P49 Impacto da saliência e do tipo de familiaridade na atracção inicial
. David Rodrigues1,2 & Teresa Garcia-Marques1. 1Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa

P50 Impacto da fluência conceptual, perceptiva e procedimental nos julgamentos avaliativos e
modos de processar a informação. Rita Silva & Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P51 Felt repetition of stimuli is reported as positive affect, after liking but not after recognition
judgments? Teresa Garcia-Marques. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P52 Recognition and judgments of preference. How do they overlap?
Teresa Garcia-Marques1 & Leonel Garcia-Marques2. 1Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa

P53 Repetition and the agreement with weak and strong arguments
. Teresa Garcia-Marques1, Diane Mackie2 & Wesley Moons3. 1Instituto Superior de Psicologia Aplicada; 2University of California, Santa Barbara, EUA; 3University of California, Los Angeles, EUA

P54 Establishing an experimental paradigm to study human hormonal responses to social
challenges in a laboratory setting. Tânia F. Oliveira, Alexandre Fernandes, Sara Uceda, Teresa Garcia Marques & Rui Oliveira. Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P55 Efeito do treino fonémico e do ensino de correspondências no desenvolvimento da
habilidade fonémica e na compreensão do princípio alfabético. Isabel Leite1, Paulo Ventura2 & José Morais3. 1Universidade de Évora; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 3Université Libre de Bruxelles.

P56 Medir a empatia através do Índice de Reactividade Interpessoal
. Teresa Limpo, Rui A. Alves & São Luís Castro. Laboratório de Fala, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P57 When Antonio Banderas damages Javier Bardem - semantic competition in naming task
. Catarina Ferreira1, Alejandra Marful2, & Teresa Bajo2. 1Universidade do Minho; 2Universidad de Granada


   
 
 
 

4º Encontro da APPE
© 2009 Todos os direitos reservados