Clique aqui para voltar ao site da APPE

5º Encontro da APPE


 
 


 

06 Fev. - encerramento das submissões

 
       
 
28 Fev. - encerramento das inscrições  

 

 


Programa

Programa APPE 2010 pdf     |     Comunicações Orais APPE 2010 pdf     |     Posters APPE 2010 pdf    

Afixação dos Posters: Entre as 8.00 e as 14.00.
Agradecemos que sejam retirados logo após as 19.00.


Sexta-feira, 26 de Março de 2010

08:00 – 09:00                Abertura do Secretariado

09:00 – 09:30                Boas Vindas

09.30 – 10.30                Sessão 1: Decisão e raciocínio

Decision processes: Sturnus vulgaris vs. Benjamin Franklin
M Vasconcelos; J Aw; T Monteiro; A Kacelnik
Department of Zoology, University of Oxford

Reflecting upon self, others and relations: Frontopolar cortex involvement in mentalizing and relational reasoning
A Raposo; L Vicens; JA Clithero; IG Dobbins; SA Huettel
Centro de Investigação em Psicologia, Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Processar o não-dito: A quantidade de relações implícitas entre eventos influencia o raciocínio
C Juhos; AC Quelhas
ISPA, Instituto Universitário

10.30 – 11.10                Sessão 2: Linguagem

Is there any difference between naming digits and number words?
A Herrera; P Macizo Soria; C Sanches Ferreira
University of Murcia, Spain; University of Granada, Spain

O papel da extensão e posição silábicas na resolução de estados Tip-Of-the-Tongue
RC Lopes Pureza; AP Carvalho Soares; M Comesaña Vila
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

11.10 – 11.30                Pausa

11.30 – 12.30                Sessão 3: Atenção e busca visual

Processos atencionais e resposta fisiológica na exposição subliminar a estímulos biologicamente relevantes: Um estudo com eye-tracking
PJ Rosa; F Esteves; P ArriagaI
ISCTE-IUL; Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias de Lisboa

Visual search can be modulated by repeated object information through facilitation of object recognition
M van Asselen; J Sampaio; A Pina; M Castelo-Branco
IBILI, Faculty of Medicine, University of Coimbra

Visual attention to pictorial health warning tobacco labels: An eye-tracking research
P Rodrigues; F Esteves; J Vila
ISCTE-IUL

12.30 – 14.00                Pausa para almoço

14.00 – 15.20                Sessão 4: Emoções

Impacto do bloqueamento da expressão facial sobre o fenómeno de primação emocional
A Domingos; T Garcia-Marques; P Niedenthal
ISPA-Instituto Universitário

Psychophysiological mediators of emotion effects on time perception
A Fernandes;  T Garcia-Marques
ISPA-Instituto Universitário

Nonlinear processing of emotional information of facial expressions
J Vieira; F Barbosa; PR Almeida; FR Santos; J Marques-Teixeira
Laboratório de Neuropsicofisiologia da FPCEUP

A expertise musical facilita o processamento emocional de fala
C Lima; SL Castro
Universidade do Porto

15.20 – 16.00                Pausa

16.00 – 16.50                Conferência Plenária

Colour constancy: From Helmholtz to Zeki/Constância das cores: De Helmholtz a Zeki
S Nascimento
Departamento de Física da Universidade do Minho

17.00 – 19.00                Sessão de Posters

19.00 – 20.00                Assembleia Geral da APPE (Participação de sócios efectivos)

20.00                              Jantar de convívio

 

Sábado, 27 de Março de 2010

09.20 – 10.20                Sessão 5: Percepção

A modulação da importância relativa de variáveis cinemáticas e dinâmicas pela natureza motora da resposta: Respostas de localização espacial e juízos fenomenológicos
N De Sá Teixeira; A Mónica Oliveira
Instituto de Psicologia Cognitiva, Universidade de Coimbra

The role of feedback connections in texture processing
A Grieco
Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social, Universidade de Coimbra

Estimating walking velocities: A multimodal integration approach
C Mendonça; J Almeida Santos; J López-Moliner; M Castelo-Branco
Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Facultat de Psicologia, Universitat de Barcelona; Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

10.20 – 11.00                Pausa para café

11.00 – 12.00                Sessão 6: Aprendizagem e Desenvolvimento

A hybrid model of timing
A Machado
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Real-time stabilization of attention during a parent-child social interaction supports object name learning
AF Pereira; C Yu; LB Smith
Indiana University, Bloomington, USA

Response distributions in the A-not-B sandbox task
F Tonneau; P Covarrubias
Universidade do Minho;  Universidad de Guadalajara, México

12.00 – 12.40                Sessão 7: Memória

Adaptive memory: A snapshot of recent findings
JNS Pandeirada; JS Nairne
Universidade de Aveiro; Purdue University

Produção de memórias falsas no paradigma DRM em listas com dois itens críticos: Posição na lista vs. força associativa
H Oliveira; PB Albuquerque; A Machado
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

12.40                               Encerramento

 


Posters

 


Sexta-feira, 26 de Março
17.00 - 19.00

P01 - Necessidade de Cognição, Memória de Trabalho e Recuperação de Contra-exemplos para Condicionais Causais             
M Couto, AC Quelhas, & C Juhos                                           
Instituto Superior de Psicologia Aplicada

P02 - Regulation of the grain size leads to a confidence-accuracy dissociation               
K Luna, B Martin-Luengo, & PA Higham
University of Minho; University of the Basque Country, Spain; University of Southampton, UK

P03 - Timescale invariance com mixed-FI schedules
    
J Lima, J Jozefowiez & A Machado
Centro de Investigação em Psicologia, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P05 - Procura Palavras (P_PAL): Um software para avaliação de índices psicolinguísticos objectivos e subjectivos de palavras do Português Europeu              
AP Soares, M Comesaña, JJD Almeida, A Simões, & AI Sanromán           
Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Departamento de Informática, Universidade do Minho; Escola Superior de Estudos Industriais e de Gestão, Instituto Politécnico do Porto; Departamento de Estudos Portugueses, Universidade do Minho

P06 - Contribuições da linguagem e da simulação para a representação de conceitos abstractos e concretos: Evidência de associação de palavras

JF Marques, D Kellen, & LD Nunes                                        
Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia

P07 - The consequences of literacy in mirror-image discrimination: Enantiomorphy through the Looking-Glass          

T Fernandes, R Kolinsky, & J Morais                      
Universidade do Porto, Portugal; Fonds de la Recherche Scientifique – FNRS, Belgium; Université Libre de Bruxelles, Belgium

P08 - Generalização temporal e desvio do pico em pombos    

AC Vieira de Castro, & A Machado                                                        
Universidade do Minho

P09 - Memória adaptativa para estímulos visuais: Estudo de faces humanas e fotos de objectos
         
PB Albuquerque, & P Faria                                                       
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P10 - Efeito da Presença do Experimentador sobre o Seguimento de Instruções
           
AK Costa, & J Abreu-Rodrigues                                               
Universidade de Brasilia

P11 - Cross-linguistic study of two-digit number processing: Portuguese, Spanish and German
            
CS Ferreira, P Macizo, A Herrera, & P Román
University of Granada, Spain; University of Murcia, Spain; University of Jaume I, Spain

P12 - You will process two-digit number words holistically if you are a fluent bilingual            

P Macizo, A Herrera, MC Martín, P Román, & CS Ferreira
University of Granada, Spain; University of Murcia, Spain; University of Jaume I, Spain

P13 - Working memory and two-digit number processing        

P Macizo, A Herrera, & S Pestelli
University of Granada, Spain; University of Murcia, Spain; University of Padova, Italy

P14 - Capacidade de Memória Operatória: Efeito de uma tarefa de escuta dicótica     

C Oliveira, & PB Albuquerque                                   
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P15 - Processar o não-dito: A sequência implícita entre eventos influencia o raciocínio           

AC Quelhas, C Juhos, & N Queimado                                   
ISPA - Instituto Universitário

P16 - Can mood work as a mediator of winner/loser status effects on hormonal responses? An experimental approach to mood impact on testosterone
 
GA Oliveira, RF Oliveira, T Garcia-Marques & P Mendonça                        
ISPA

P17 - O papel de variáveis emocionais no processamento de orações relativas com duplo antecedente em sujeitos com alto versus baixo reading span

SN Razente, AP Soares & MC Vila                                          
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P18 - Efeitos do neuroticismo nos correlatos psicofisiológicos associados à visualização de imagens fortemente activadoras

AT Pereira, IM Santos, CF Silva & P Albuquerque                           
Universidade de Aveiro

P19 - Prevalência da Dislexia entre as Crianças Portuguesas do 1º Ciclo do Ensino Básico
         
AP Vale, A Sucena, FL Viana & I Correia                               
Universidade de Trás-os-Montes e Vila Real; Instituto Politécnico do Porto; Universidade do Minho

P20 - Task Modulation of Numerosity Representation

M Mendes, AL Raposo & JF Marques                                  
Centro de Investigação em Psicologia Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

P21 - Relação entre identificação e reconhecimento táctil de objectos familiares
        
AM Fernandes & PB Albuquerque                                                        
Universidade do Minho

P22 - Modeling the combined effects of severity and prevalence of medical drugs side-effects on self-medication propensity        

M Oliveira & A Oliveira                                                
Faculdade Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra/Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social

P23 - Representações semânticas na aquisição de palavras cognate vs. noncognate numa nova língua: Evidências com diferentes métodos de ensino
               
C Lima, M Comesaña & AP Soares                                         
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P24 - Especificidades do movimento biológico: análises dos padrões de aceleração
   
B Aragão & J Santos                                                     
Universidade do Minho

P25 - Capacidades de segmentação prosódica em crianças e adultos   

SG Vicente & MG Filipe                                                              
Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

P26 - Efeitos de frequência, idade-de-aquisição e densidade de vizinhança numa tarefa de gating em crianças portuguesas     

ML Cameirão & SG Vicente                                                      
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P27 - Understanding rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis         

F Inácio, S Araújo, A Francisco, L Faísca,  KM Petersson, & A Reis
Cognitive Neuroscience Research Group, IBB-CBME, Universidade do Algarve, Faro, Portugal; Cognitive Neurophysiology Research Group, Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Stockholm, Sweden; Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Nijmegen, the Netherlands; Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour, Radboud University, Nijmegen, the Netherlands

P28 - The electroencephalographic components of reading in dyslexia: more than a phonological deficit?    

S Araújo, I Bramão, L Faísca, KM Petersson & A Reis
Cognitive Neuroscience Research Group, IBB-CBME, Universidade do Algarve, Faro, Portugal; Cognitive Neurophysiology Research Group, Stockholm Brain Institute, Karolinska Institutet, Stockholm, Sweden;  Max-Planck-Institute for Psycholinguistics, Nijmegen, the Netherlands; Donders Institute for Brain, Cognition and Behaviour, Radboud University, Nijmegen, the Netherlands

P29 - A expertise musical influencia o funcionamento executivo? Um estudo com a tarefa de Stroop              

ML Almeida, C Lima & SL Castro                                              
Universidade do Porto

P30 - Aprendizagem temporal após reforços periódicos
            
C Pinto, I Fortes, J Jozefowiez & A Machado                       
Universidade do Minho

P31 - Memória para durações temporais: diferentes efeitos na tarefa de “delayed matching-to-sample”
      
C Pinto & A Machado                                                  
Universidade do Minho

P32 - Efeitos de priming na fluência de escrita: A escrita como priming
             
RA Alves & T Limpo                                                      
Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação

P33 - Affective valence and arousal effects in testosterone and cortisol responses     

A Fernandes, P Alves, G Oliveira, T Garcia-Marques & R Oliveira
ISPA, Instituto Universitário Champalimaud Neuroscience Programme, Instituto Gulbenkian de Ciência CCMAR

P34 - Dream emotional states in REM sleep: frontal EEG asymmetry and facial EMG activity  
A Fernandes, T Paiva & L Sá                                       
ISPA, Instituto Universitário Instituto de Medicina Molecular, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa Faculdade de Ciências, Universidade de Lisboa

P35 - The temporal dynamics of facial expressions of emotion: Simultaneity or cumulative unfolding?
AM Oliveira, AC Duarte, M Jordão, C Carvalho, M Mendes, N Teixeira & JM Oliveira       
Instituto Psicologia Cognitiva - FPCE - Universidade Coimbra

P36 - Usar o efeito da ordem dos estímulos para mais do que controlo: Dois exemplos, teste ao impacto da identidade social na reacção a estímulos publicitários e à primazia de normas morais sobre normas de competência      
RG Serôdio, A Monteiro, M Rego, A Ribeiro & M Silva
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação - Universidade do Porto

P37 - Diferenciação numérica em pombos        

E Fernandes & A Machado                                                       
Universidade do Minho

P38 - Loss aversion and the locus of nonlinearity in decision under risk: a test between Prospect Theory and SP/A Theory with functional measurement

RG Viegas & AM Oliveira                                                           
Instituto de Psicologia Cognitiva Universidade de Coimbra

P39 - Efeitos da Frequência e da Idade-de-Aquisição no reconhecimento de palavras escritas

SG Vicente, DR Pereira & ML Cameirão
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P40 - Egocentric and Allocentric spatial representations in Wiliams Syndrome
             
I Bernardino, M van Asselen & M Castelo-Branco                                          
Instituto Biomédico de Investigação para a Luz e Imagem, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

P41 - Separable effects of stimulus duration and awareness on skin conductance responses to emotional facial expressions
      
I Almeida, M van Asselen & M Castelo-Branco                                
IBILI - Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

P42 - Dar espaço à política         

AR Farias, MV. Garrido & GR Semin                                      
CIS Instituto Universitário de Lisboa

P43 - Unpriming: Testes à especificidade do fenómeno
            
PP Silva, V Sawicki & T Garcia-Marques                               
ISPA, Instituto Universitário; Purdue University

P44 - Julgamentos de "imorais" e de "incompetentes": Efeitos do contexto intergrupal, da pertença grupal do desviante e da primazia da moralidade face à competência
          
M Rego, M Silva, P Lopes & RG Serôdio                              
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P45 - Visual impairment in patients with dementia with Lewy bodies and Alzheimer´s disease
           
A Rodrigues, I Santana, J Sampaio, F Silva & M Castelo-Branco
Faculty of Medicine, University of Coimbra; Institute of Biomedical Research in Light and Image, Faculty of Medicine, University of Coimbra; Department of Neurology, University Hospital of Coimbra

P47 - Julgamento de “imorais” e “incompetentes”: o efeito da pertença grupal e do valor atribuído a normas morais ou de competência
M Silva, M Rego, P Lopes & R Serôdio                   
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P48 - Efeitos inibitórios da vecção na discriminação do movimento de objectos em aproximação ao longo da visão periférica          

P Noriega & JA Santos                                                 
Faculdade de Motricidade Humana

P49 - How does mood affect semantic processing in schizophrenia? Event-related potentials (ERP) evidence
             
A Pinheiro, OF Gonçalves, E del Rey & M Niznikiewicz                 
University of Minho

P50 - As bases neuropsicofisiológicas da empatia         

CP Oliveira-Silva & OF Gonçalves
Universidade do Minho

P51 - Resistência à mudança de atitude preconceituosa racial avaliada pelo paradigma de equivalência de estímulos
MP de Carvalho & JCC de Rose
Universidade Federal de São Carlos

 

-Mail de Correspondência
appe@psi.uminho.pt

 

   
 
 
 

5º Encontro da APPE
© 2010 Todos os direitos reservados