Clique aqui para voltar ao site da APPE

6º Encontro da APPE


 
 


 

14 Fev. - encerramento das submissões

 
       
 
04 Mar. - prazo inicial de inscrições  

 

 


Programa

Programa APPE 2011 pdf     |     Comunicações Orais APPE 2011 pdf     |     Posters APPE 2011 pdf    


Dia I: 24 de Março de 2011

09:00               Sessão de Abertura

09.20 – 11.00                Sessão 1

A participação da cor no reconhecimento visual de objectos
I. Bramão; L. Faísca; K. M. Peterson; A. Reis
Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do Algarve

Principal axis and frames of reference in object recognition: Insights from the development of self-selected object views
A. F. Pereira; L. B. Smith; K. H. James; S. S. Jones
Center of Technology and Systems/Uninova; CIPsi/Universidade do Minho; Indiana University Bloomington

Reconhecimento táctil de objectos quotidianos: Efeito de interferência verbal
A. M. Fernandes; P. B. Albuquerque
Universidade do Minho

O papel da via visual dorsal no processamento de objectos manipuláveis
J. Almeida; B. Mahon; A. Caramazza
Escola de Psicologia Universidade do Minho; Faculdade de Psicologia Universidade de Lisboa; Harvard University; University of Rochester; CIMeC Universidade de Trento

Paradigma de prática na recuperação e inibição de características faciais
C. S. Ferreira; A. Marful; P. B. Albuquerque; M. T. Bajo
Universidad de Granada;  Universidade do Minho

11.00 – Coffee break

11.20 – 12.40 Sessão 2.

Executive function in the processing of superordinate concepts: An fMRI study
A. Raposo; M. M. Mendes; J. F. Marques
Faculdade de Psicologia e Centro de Investigação em Psicologia, Universidade de Lisboa

Quantitative differences between symbolic and non-symbolic numerical representations
M. Mendes; A. L. Raposo; J. F. Marques
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

The acceptance of misinformation and the strategic regulation of accuracy
K. Luna; B. Martín-Luengo
Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Faculdade de Psicologia; Universidade do País Basco

Distinguindo a experiência de fluência promovida por fontes perceptivas vs. conceptuais
R.Silva, T. Garcia-Marques
ISPA – Instituto Universitário

12.40 – Pausa para Almoço

14.40 – 16.00 Sessão 3.

Poderá a heurística recordar-para-rejeitar reduzir a ilusão de Jacoby & Whitehouse?
L. Garcia-Marques; S. Moreira
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Challenging functional antagonism hypothesis
B. L. Alves de Moura; S. Waldzus; M. Popa-Roch
Centro de Investigação e Intervenção Social, ICTE, Instituto Universitário de Lisboa

Quando um bom menino grita com a avó: A ontogenia do efeito de incongruência em memória de pessoas
S. Hagá; K. Olson; L. Garcia-Marques
ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa; Yale University; Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Julgamento do desvio como estratégia de restabelecimento da positividade da identidade social
T. Ribeiro; M. Cameira
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

Atraído pelo desconhecido: O fenómeno de atracção inicial
D. Rodrigues; T. Garcia-Marques
ISCTE, Instituto Universitário de Lisboa; ISPA – Instituto Universitário

16.00 – Coffee break

16.30 – Conferência Plenária

O Ciclo Percepção-Acção
Marcus C. Baldo
Laboratório de Fisiologia Sensorial “Roberto Vieira”, Universidade de S. Paulo

17.30 – 19.00 – Sessão de Posters

19.00 – 19.50 – Assembleia-geral da APPE (participação de sócios efectivos)

20.00 – Jantar e Programa Social

 

Dia II: 25 de Março

09.15 – 09.55 Sessão 4.

Avaliação neuropsicológica e mapeamento funcional nas epilepsias parietais
R. Lopes, M. R. Simões; P. Arriaga; A. Leal
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra; Centro hospitalar Psiquiátrico de Lisboa – Hospital Júlio de Matos; Centro de Investigação e Intervenção Social – Instituto Universitário de Lisboa

Alucinações auditivas em doentes psicóticos: um estudo de DTI do fascículo arqueado
F. M. Teixeira; J. M. Teixeira
Institute of Psychiatry

10.00 – 11.00 Sessão 5.

The statistical speech segmentation procedure is attention-dependent: on-line evidence using the click detection task.
T. Fernandes; P. Ventura; R. Kolinsky
Universidade do Porto; Universidade de Lisboa; Université Libre de Bruxelles; Fonds de La Recherche Scientifique-FNRS

Processos específicos ao domínio no reconhecimento de emoções em música e em fala: Um estudo com doentes de Parkinson
C. F. Lima; C. Garrett; S. L. Castro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; Faculdade de Medicina da Universidade do Porto /
Hospital de S. João

Procura-Palavras (P-PAL): Uma aplicação Web com índices psicolinguísticos objectivos e subjectivos para palavras do Português
europeu
A. P. Soares; M. Comesaña; A. Iriarte; J. J. Almeida A. Simões
Escola de Psicologia, Universidade do Minho; Instituto de letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho; Escola de Engenharia,
Universidade do Minho

11.00 – Coffee break

11.20 – 12.20 Sessão 6.

Utility and decision making in the European starling
T. Monteiro; M. Vasconcelos; J. Aw; A. Kacelnik
University of Oxford

A simple rule for the ideal free distribution
M. B. C. Sokolowski; F. Tonneau
Université de Picardie Jules Verne; Universidade do Minho

Raciocínio e intencionalidade – A força da razão
C. Rasga; C. Quelhas; C. Juhos
ISPA – Instituto Universitário

12.20 – Sessão de Encerramento

 

Posters

Quinta-feira, 24 de Março
17.30 - 19.00

P1 - Memórias falsas numa tarefa de memória a curto-prazo: Explorando o efeito da força associativa retrógrada e da identificabilidade do item
P. B. Albuquerque; A. C. Miranda
Escola de Psicologia da Universidade do Minho

P2 - A Ancoragem Afectivo-Espacial da Memória: Uma Questão de Movimento
C. M. Azevedo1; M. V. Garrido2
1CIS-IUL; 2ISCTE-IUL, CIS-IUL

P3 - Memory for radio advertisements: effect of type of program, interest of the product and typicality
B. Martín-Luengo1; K. Luna2; M. Migueles3
1University of the Basque Country; 2University of Minho; 3University of the Basque Country

P4 - Inflação da Memória pela Imaginação: o impacto das escalas que avaliam a probabilidade de ocorrência dos episódios de infância.
S. Gouveia; P. Albuquerque
Escola de Psicologia - Universidade do Minho

P5 - “Identificar-para-rejeitar”: Como evitar memórias falsas no paradigma DRM
P. Carneiro; A. Fernandez; E. Diez; L. Garcia-Marques; T. Ramos; M. B. Ferreira
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

P6 - Reavaliação de listas de palavras para o paradigma DRM na Língua Portuguesa
P. Rodrigues; F. Simões; C. Silva; I. Santos
Universidade da Beira Interior

P7 - A desambiguação de orações relativas com duplo antecedente em português europeu: Um estudo de corpora
A. P. Soares1; P. C. França2; Á. Iriarte3; M. Comesaña1
1Escola de Psicologia, Universidade do Minho; 2Centro de Investigação em Psicologia, Universidade do Minho; 3Instituto de Letras e Ciências Humanas, Universidade do Minho

P8 - Normas de associação semântica para 139 palavras do português europeu em crianças

M. Comesaña; A. J. Moreira; A. P. Soares
Dpto. de Psicologia Básica Escola de Psicologia Universidade do Minho (Braga)

P9 - O papel da ortografia e fonologia no reconhecimento visual de palavras cognatas em diferentes tarefas
S. Frade; M. Comesaña; A. P. Soares; A. Rauber; A. Pinheiro; R. Sánchez-Casas
Universidade do Minho (Portugal); Universidade Católica de Pelotas (Brasil); Universitat Rovira I Virgili (Espanha)

P10 - Spoken word recognition in a developmental approach
M. L. Cameirão; S. G. Vicente
Laboratório de Fala - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P11 - Rapid naming deficits in dyslexia: A response time analysis
F. Inácio; S. Araújo; A. Francisco; L. Faísca; K. M. Petersson; A. Reis
Universidade do Algarve

P12 - Implicit sequence learning in dyslexic children
C. Forkstam; F. Inácio; L. Faísca; K. M. Petersson; A. Reis
Cognitive Neuroscience Group-Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Instituto de Biotecnologia e Bioengenharia / Centro de Biomedicina Molecular e Estrutural, Universidade do Algarve

P13 - The Electroencephalographic Components of Reading in Dyslexia: More than a Phonological Deficit?
S. Araújo; I. Bramão; L. Faísca; K. M. Petersson; A. Reis
Universidade do Algarve

P14 - Assessing the averaging interpretation of subadditivity in complex bets
D. Massidda2; A. M. Oliveira1; G. Vidotto2
1Instituto de Psicologia Cognitiva (IPC)-UC; 2Department of General Psychology of the University of Padova

P15 - Cross-comparison of indices of risk attitude from two distinct experimental paradigms, in adults and adolescents
R. G. Viegas1; A. M. Oliveira1; A. Garriga-Trillo2
1Instituto de Psicologia Cognitiva (IPC)-UC; 2UNED-Madrid

P16 - Implicit Attitudes Toward Loan for Consumption (LOC): An experimental approach with a Go/No Go Association Task (GNAT)

F. Jesus1; J. M. P. Oliveira1
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra1

P17 - Raciocínio e Intencionalidade - Tipos de Razão para as Acções
M. Couto; C. Quelhas; C. Juhos
ISPA- Instituto Universitário

P18 - Investigation of cue competition in human associative learning using a streamed trial procedure
S. Maia; J. Jozefowiez
Universidade do Minho

P19 - Timing performance on individual trials in the mixed-FI schedule
J. Lima; J. Jozefowiez; A. Machado
Escola de Psicologia - Universidade do Minho

P20 - Autocontrolo em pombos: o efeito do esforço para a obtenção de comida
I. Fortes; A. Machado
Universidade do Minho

P21 - Pombos percebem o tempo como curto ou longo?
M. P. Carvalho; A. Machado
Universidade do Minho - Escola de Psicologia, Laboratório de Aprendizagem e Comportamento Animal

P22 - Memórias de eventos periódicos em pombos: como interagem?
C. Pinto; I. Fortes; J. Jozefowiez; A. Machado
Universidade do Minho

P23 - Skin-conductance responses and recognition of faces learned in one or more viewpoints
I. M. Santos; A. T. Pereira; C. A. Longmore
Universidade de Aveiro, Departamento de Educação, Portugal; University of Hull, Department of Psychology, UK

P24 - A functional measurement approach to the processing of facial expressions of emotion: can a precise meaning of 'configural' be provided?
A. D. Silva1; A. M. Oliveira1; R. G. Viegas1; F. J. Simões2; T. S. Pereira3
1Instituto Psicologia Cognitiva(IPC)-UC; 2IPC-UC/UBI; 3IPC-UC/ESTeSCoimbra

P25 - Functional estimates of importance of facial features and oculomotor behavior: a straightforward or an intricate relation?
A. M. Oliveira; A. D. Silva; R. G. Viegas; N. A. S. Teixeira; M. P. Oliveira
Instituto de Psicologia Cognitiva (IPC)-UC

P26 - A functional analysis of the Wong-Baker and the FPS-R facial pain scales: making ground for developmentally-based metrics (6- and 8 - years old children)
J. C. Gonçalves1; A. M. Oliveira1; M. P. Oliveira1; L. C. Batalha2; A. M. Fernandes2
1Instituto Psicologia Cognitiva (IPC)-UC; 2Unidade de Investigação em Ciências da Saúde-Enfermagem - ESEnfC

P27 - Influence of object based implicit contextual learning on eye movements
A. Rodrigues; J. Sampaio; M. Castelo-Branco; M. van Asselen
Instituto Biomédico de Investigação da Luz e Imagem

P28 - The P300 signal is monotonically modulated by target saliency level irrespective of the visual feature domain
M. P. Teixeira1; S. C. Nascimento2; V. M. Almeida2; M. Castelo-Branco1
1Visual Neurosciences Laboratory, IBILI, Faculty of Medicine, University of Coimbra; 2 Department of Physics, University of Minho, Braga, Portugal

P29 - Categorização e Discriminação de Cores em Homens e Mulheres
M. F. Costa
Departamento de Psicologia Experimental, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil

P30 - Recognition of 3D structure-from-motion defined objects in normal ageing: developmental trajectory
I. Bernardino; R. Lemos; A. Silva; M. Stokreef; R. Farivar; M. Castelo-Branco
IBILI, Faculdade de Medicina, Universidade de Coimbra

P31 - Understanding and imitating actions: dissociable neural mechanisms
J. C. Carmo; A. Vallesi; R. I. Rumiati
International School for Advanced Studies (SISSA-ISAS), Trieste, Itália; CIPUL - Faculdade de Psicologia - Universidade de Lisboa

P32 - Dados normativos para 157 imagens: Concordância de nome, familiaridade e complexidade visual
R. Pureza; A. P. Soares; M. Comesaña
Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P33 - The neural correlates of implicit and explicit threat processing in central and peripheral vision
I. Almeida; M. Van Asselen; M. Castelo-Branco
IBILI-FMUC

P34 - Mapping numbers onto space in preschool children
C. Domeniconi; E. Fernandes; A. Machado
Universidade do Minho

P35 - The modulation of late VEP components by perceptual learning in collinear texture processing
A. Grieco; A. M. de Oliveira
Institute of Cognitive Psychology, University of Coimbra (FPCEUC/IPCDVS)

P36 - Visual processing, Letter perception and Dyslexia: The usual suspect?
T. Fernandes1; A. P. Vale2; J. Morais3; R. Kolinsky3, 4
1Universidade do Porto; 2Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro; 3Université Libre de Bruxelles; 4Fonds de La Recherche Scientifique-FNRS

P37 - O processamento de altura tonal prediz o reconhecimento de emoções em prosódia?

S. Carvalho; C. F. Lima; S. L. Castro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P38 - Keep that in mind: Late Event-Related Potentials at boundary onset reflect integrative processing
S. Silva1; K. M. Petersson2; S. L. Castro1
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; 2Max Planck Institute for Psycholinguistics and Universidade do Algarve

P39 - Emotional prosody in European Portuguese: An acoustic characterization of like and dislike one word tokens
P. Branco; M. G. Filipe; S. G. Vicente; S. L. Castro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

P40 - Effects of musical expertise on EEG responses to the segmentation of natural and purely prosodic speech
P. Branco; S. Silva; F. Barbosa; J. M. Teixeira; S. L. Castro
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto

P41 - O tempo também corre quando corremos?
A. Kroger-Costa; A. Machado; J. A. Santos
Universidade do Minho

P42 - Percepção de Sincronia como Função da Distância de Estimulação
C. Silva; J. A. Santos
Laboratório de Visualização e Percepção, Escola de Psicologia - Universidade do Minho

P43 - O Momento Representacional é insensível a variáveis cinemáticas mas não dinâmicas em doentes com esquizofrenia
S. Pimenta1; N. S. Teixeira2; V. Raposo1; A. Canhão1; A. M. Oliveira2
1Centro Hospitalar Psiquiátrico de Coimbra; 2Instituto de Psicologia Cognitiva, Universidade de Coimbra

P44 - Mental imagery and dynamical representations in Cerebral Palsy people: Is there a link?
I. C. Martins1; A. M. Oliveira1; B. Steenbergen2
1Faculty of Psychology and Educational Sciences of University of Coimbra (FPCEUC/IPCDVS); 2Behavioural Science Institute - Radboud University of Nijmegen

P45 - Aristóteles versus Philoponus: Um estudo funcional da física intuitiva dos projécteis
N. S. Teixeira; A. M. Oliveira
Instituto de Psicologia Cognitiva - Universidade de Coimbra

P46 - Arousal effects in duration judgments with response delay and non-delay
A. Fernandes; T. Garcia-Marques
ISPA - Instituto Universitário

P47 - Complexidade de estímulos visuais afectivos: Relação com emoções e familiaridade
S. Alemão; P. Arriaga
ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS)

P48 - Visual search behaviour does not explain impaired emotion recognition in Huntington’s Disease
F. Júlio; M. van Asselen; C. Januário; E. Bobrowicz-Campos; M. Castelo-Branco
Visual Neuroscience Laboratory, IBILI, Coimbra; Department of Neurology, University Hospital, Coimbra; Faculty of Psychology, University of Coimbra

P49 - Attentional orienting to biologically fear-relevant stimuli: data from eye tracking using the continual alternation flicker paradigm
P. J. Rosa1; P. Gamito2; J. Oliveira2; D. Morais2
1ULTH e IUL; 2ULHT

P50 - Palavras, sons e imagens: Normas afectivas de valência, activação e dominância para o português europeu
A. P. Soares1; M. Comesaña1; A. P. Pinheiro2; S. Frade1; R. Pureza1
1Laboratório de Psicologia Experimental, CIPsi, Escola de Psicologia, Universidade do Minho; 2Laboratório de Neuropsicofisiologia, CIPsi, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

P51 - O Efeito de Congruência Afetiva em Julgamentos de Probabilidade de Ocorrência de Acontecimentos
I. Dias; T. G. Marques; M. Prada
ISPA - Instituto Universitário (Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento e Educação)

P52 - Neural correlates of obsessive-compulsive disorder: a symptom provocation study

P. Banca; F. Pocinho; J. Relvas; M. Castelo-Branco
IBILI

P53 - Immersion and cybersickness: Profiling the “best patient” for fully immersive virtual reality system
P. J. Rosa1; P. Gamito2; D. Morais2; J. Oliveira2; T. Saraiva2
1ULTH e IUL; 2ULHT

P54 - PSPT e veteranos da Guerra do Ultramar: um estudo clínico controlado
P. Gamito2; J. Oliveira2; D. Morais2; T. Saraiva2; P. J. Rosa1
1ULTH e IUL; 2ULHT


-Mail de Correspondência
viencontroappe@uc.pt

 

   
 
 
 

6º Encontro da APPE
© 2005-2011 Todos os direitos reservados