Clique aqui para voltar ao site da APPE

7º Encontro da APPE


 
 


 

28 Fev. - encerramento das submissões

 
       
 
29 Fev. - prazo inicial de inscrições  

 

 


Programa

Programa APPE 2012 pdf     |     Livro de Resumos pdf    



Dia I: 16 de Março de 2012

09.00 Sessão de Abertura

09.20 – 10.20 Sessão 1

O conhecimento necessário em Piaget: Um estudo em crianças pré-operatórias e operatórias
O. Lourenço1, J. Martins1, M. Coelho2
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
2Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

Pensamento contrafactual e inferência causal: Efeito de facilitação e dissociação da activação
S. Neto1, J. Senos1
1ISPA - Instituto Universitário

Vantagens metacognitivas do pensamento racional: uma perspectiva dualista sobre sobreconfiança
M. B. Ferreira1, A. Mata1
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

10.20 – 11.00 Sessão 2

Ilusões de memória: Activação associativa ou extracção temática?
M. P. Carneiro1, L.Garcia-Marques1, P Albuquerque2, A. Fernandez3
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
2Escola de Psicologia, Universidade do Minho
3Facultad de Psicologia, Universidad de Salamanca

Os efeitos da correspondência entre a organização da lista de estudo durante as fases de estudo e teste nos paradigmas de “Parte da lista como pista mnésica” e de “Recordação colaborativa”
L.Garcia-Marques1, M. V. Garrido2, D. L. Hamilton3, M. B. Ferreira1
1CIPUL/Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
2ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa
3University of California, Santa Barbara

11.00 – Coffee break

11.20 – 12.40 Sessão 3

Electrophysiological correlates of phenomenal consciousness
V. M. D. Pereira1, I. B. F. S. Fonseca1, A. Marques1, I. Raposo1, I. Reis1
1Reitoria da Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia

Impacto diferencial de três manipulações de bloqueamento facial no processamento de informação valenciada
A. Domingos1, T. Garcia-Marques1
1ISPA - Instituto Universitário

Reactividade pupilar como indicador de activação fisiológica a estímulos de medo filógeneticamente relevantes
P. J. Rosa1, F. Esteves2, P. Arriaga2
1CEPSA - Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias
2CIS/ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa

Violência a brincar e emoções face a vítimas reais: Um estudo experimental com jogos electrónicos
A. F. Madeira1, J. G. Adrião1, P. Arriaga1, F. Esteves1
1Centro de Investigação e Intervenção Social - IUL

12.40 – Pausa para almoço

14.00 – 15.00 Sessão 4

Study of dynamical and spatial based implicit contextual cueing mechanisms
M. Guerra1, M.Castelo-Branco1, M. van Asselen1
1Faculdade de Medicida da Universidade de Coimbra

Towards a temporal-based characterization of representational gravity
N. D. S. Teixeira1, H. Hecht1, A. M. Oliveira1
1Instituto de Psicologia Cognitiva, Universidade de Coimbra

Low-level influences on high-level processing
J. Almeida1, N. Kumar2, B. Mahon2
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa; Escola de Psicologia, Universidade do Minho
2Department of Brain and Cognitive Sciences, University of Rochester,
Department of Neurosurgery, University of Rochester

15.00 – 15.40 Sessão 5

The dynamics of social identities in memory
B. Lloret1, R. Crisp2, S. Waldzus1
1CIS/ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
2University of Kent

Componentes psicológicas e identidade nacional e europeia
L. Catita1, R. Serôdio1, I. Gomes1
1Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

15.40 – Conferência Plenária

The role of stored knowledge on visual binding
G. W. Humphreys
University of Oxford

16.40 – 19.00 Sessão de Posters

19.00 – Assembleia-geral da APPE (participação de sócios efectivos)


Dia II: 1
7 de Março de 2012

09.00 – 10.00 Sessão 6

Cognitive appraisal of social information modulates gene expression in the brain of zebrafish
R. F. Oliveira1, J. M. Simões1, M. Teles1, A. C. Oliveira1, J. Becker1
1ISPA - Instituto Universitário e Champalimaud Neuroscience Program, Instituto Gulbenkian de Ciência

O efeito do feedback e da escolha não forçada na discriminação numérica em humanos adultos
E. Fernandes1, S. Droit-Volet1, A. Machado1
1Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Sobre a aprendizagem de pombos em tarefas de discriminação temporal: teste das predições do modelo Learning-to-Time (LeT)
M. P. Carvalho1, A. Machado1
1Escola de Psicologia, Universidade do Minho

10.00 – 11.20 Sessão 7

The importance of being faithful to our level of analysis
T. Garcia-Marques
ISPA - Instituto Universitário

Efeito de centralidade: Da organização em memória à formação de impressões
L. D. Nunes1, L. Garcia-Marques1, M. B. Ferreira1, T. Ramos1
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

O culto, o irresponsável, o compreensivo e o arrogante: Para uma revisão da abordagem multidimensional das impressões de personalidade

S. Hagá1, M. B. Ferreira1, L. Garcia-Marques1
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

Em que diferem as inferências espontâneas e intencionais de personalidade? A hipótese da monitorização das inferências
T. Ramos1, M. Ferreira1, L. Garcia-Marques1, D. Hamilton2, J. Uleman3, R. Jerónimo4
1Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa
2University of California, Santa Barbara
3New York University
4ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa

11.20 – Coffee break

11.40 – 13.00 Sessão 4

O papel do vocabulário na aquisição da leitura em Português
M. L. Cameirão1, S. G. Vicente1, A. P. Vale1
1Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto

On the advantage of the upper part of words in visual-word recognition: Is it lexical in nature?
M. Perea1, M. Comesaña1, A. P. Soares1
1Escola de Psicologia, Universidade do Minho

Deviant letter processing in developmental dyslexia
T. Fernandes1, A. P. Vale2, B. Martins2, J. Morais3, R. Kolinsky3,4
1Universidade do Porto
2Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
3Université Libre de Bruxelles, Bélgica
4Fonds de La Recherche Scientifique-FNRS, Bélgica

Exploring the cognitive processes behind reading and rapid naming deficits in dyslexia
S.Araújo1, L. Faísca1, K. M. Petersson1, A. Reis1
1Cognitive Neuroscience Research Group - Departamento de Psicologia, Institute of Biotechnology & Bioengineering, Centre for Molecular and Structural Biomedicine, Universidade do Algarve.

13.00 –Sessão de Encerramento

 

 

   
 
 
 

7º Encontro da APPE
© 2005-2012 Todos os direitos reservados