Clique aqui para voltar ao site da APPE

8.º Encontro Nacional da APPE

Programa


 

Programa pdf     |     Posters pdf


(Podem ocorrer problemas na abertura direta do ficheiro usando o browser Firefox. Nestes casos, o ficheiro pode ser visto corretamente depois de feito o seu download.)

Nota: Uma cópia do programa do encontro será disponibilzada na pasta dos participantes.
A listagem completa dos posters estará disponível apenas online.



Dia I: Sexta-feira, 12 de Abril de 2013


08.30 Abertura do Secretariado


09.00 – 09.30 Sessão de Abertura

Professor Doutor Manuel António Assunção (Reitor da Universidade de Aveiro)
Professor Doutor António Moreira (Diretor do Departamento de Educação da Universidade de Aveiro)
Professor Doutor Telmo Mourinho Baptista (Bastonário da Ordem dos Psicólogos Portugueses)
Professora Doutora São Luis Castro (Presidente da Direcção da APPE)
Professora Doutora Nilza Maria Vilhena Nunes da Costa (Coordenadora do CIDTFF)
Professor Doutor Miguel Castelo-Branco (Coordenador Científico do IBILI)
Professor Doutor Carlos Fernandes da Silva (Coordenador da Comissão Organizadora do 8º Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Psicologia Experimental)

Nota: Os convidados da sessão de abertura poderão ser representados por delegação.



09.30 – 10.50 Sessão 1: Biologia e Comportamento

Moderador – Miguel Castelo-Branco

9:30-9:50
Organização retinotópica simples no córtex auditivo primário (A1) de surdos congénitos
Jorge Almeida1, Dongjun He2, Chen Quanjing3, Bradford Z. Mahon4, Óscar Gonçalves5, Fang Fang2 & Yanchao Bi3
1FPCE, Universidade de Coimbra; 2Peking University, China; 3Beijing Normal University, China; 4University of Rochester, USA; 5Escola de Psicologia da Universidade do Minho

9:50-10:10
Patterns of male and female sexual arousal and affective responses to erotica

Joana Carvalho, Ana Quinta Gomes, Pedro Laja, Cátia Oliveira, Sandra Vilarinho, Erick Janssen, & Pedro Nobre
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

10:10-10:30
Informação sobre manipulação de objectos é processada pela via visual ventral

Jorge Almeida1, Anat R. Fintzi2 & Bradford Z. Mahon2,3
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra; 2Department of Brain and Cognitive Sciences, University of Rochester, USA; 3Department of Neurosurgery, University of Rochester Medical School, USA

10:30-10:50
A aquisição da literacia reduz o processamento holístico automático de faces e de casas

Tânia Fernandes1, Laurent Cohen2,3, José Morais4, Régine Kolinsky4,5 & Stanislas Dehaene6,7,8,9 & Paulo Ventura10
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto; 2AP-HP, Groupe hospitalier Pitié-Salpêtrière, Department of Neurology, Paris, France; 3Université Pierre et Marie Curie-Paris, 6, Faculté de Médecine Pitié-Salpêtrière; 4Unité de Recherche en Neurosciences Cognitives (UNESCOG), Center for Research in Cognition & Neurosciences, Université Libre de Bruxelles (ULB), Brussels, Belgium; 5Fonds de la Recherche Scientifique-FNRS, Brussels, Belgium; 6Collège de France, 11 Place Marcelin Berthelot, 75005 Paris, France; 7INSERM, Cognitive Neuroimaging Unit, Gif sur Yvette, 91191 France; 8CEA, DSV, I2BM, Neurospin center, Gif sur Yvette, 91191 France; 9University Paris 11, Orsay, France; 10Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa



10:50-11:10 Pausa para café



11:10 – 12:30 Sessão 2: A Cognição em Desenvolvimento

Moderador: Orlando Lourenço

11:10-11:30
A natural history approach to the development of structural shape perception

Alfredo F. Pereira1 & Linda B. Smith2
1Universidade do Minho, 2Indiana University Bloomington

11:30-11:50
Tracking the emergence of consonant/vowel asymmetries in visual-word recognition: Evidence with developing readers

Ana Paula Soares1, Manuel Perea2 & Montserrat Comesaña1
1Human Cognition Lab, CIPsi, School of Psychology, Universidade do Minho, Portugal; 2ERI-Lectura and Departamento de Metodología, Universitat de València, Spain

11:50-12:10
Developmental differences in number representations: Evidence from the priming distance effect

Mafalda Mendes & José Frederico Marques
Centro de Investigação em Psicologia da Universidade de Lisboa

12:10-12:30
Gilligan versus Kohlberg: Um estudo em adolescentes portugueses

Orlando Lourenço1 & Cristina Ferreira2
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Lisboa; 2Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra



12.30 – 14.00 Pausa para almoço



14.00 – 15.40 Sessão 3: Cognição e Comportamento Animal

Moderador: Marco Vasconcelos

14:00 – 14:20
Temporal generalization gradients following interdimensional training

Ana Catarina Vieira de Castro & Armando Machado
Universidade do Minho

14:20-14:40
Estratégias de codificação na discriminação temporal em pombos

Carlos Pinto & Armando Machado
Universidade do Minho

14:40-15:00
Visual perspective taking and knowledge attribution by dogs (Canis familiaris) in a Guesser- Knower task: Evidence for a canine theory of mind?

Randolph C. Grace & Michelle E. Maginnity
University of Canterbury

15:00-15:20
Starlings uphold principles of economic rationality

Tiago Monteiro1, Marco Vasconcelos2 & Alex Kacelnik3
1Champalimaud Foundation, 2University of Minho, 3University of Oxford

15:20-15:40
The experimental psychologist in the era of fast and flashy science

Marco Vasconcelos
School of Psychology, University of Minho, Portugal



15:40 – 15:50 Pausa



15:50 – 16:50 Conferência Plenária

Moderador: Carlos Fernandes da Silva

Os Ídolos da Psicologia Contemporânea - Prerrogativas de um convidado
Armando Machado
Universidade do Minho



17.00 – 19.00 Sessão de posters

Acompanhada de coffee break



19.00 – 20.00 Assembleia-geral da APPE (participação de sócios efectivos)



20.30 – Jantar de convívio



Dia II: Sábado, 13 de Abril de 2013


09.20 – 10.40 Sessão 4: Cognição Social

Moderador – (a confirmar)

9:20 – 9:40
Compromisso e derrogação em relacionamentos amorosos

David Rodrigues, Diniz Lopes
Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE-IUL), CIS-IUL

9:40-10:00
A connectionist model of spontaneous trait inference and spontaneous trait transference

Diana Orghian, Leonel Garcia-Marques, James S. Uleman, Dietmar Heinke
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

10:00-10:20
The effect of interpersonal attraction on time perception

Joana Arantes
Universidade do Minho University of Canterbury

10:20-10:40
Primação de variedade e comportamento de escolha: O papel da familiaridade da marca

Marília Prada, Vanessa Sousa, David Rodrigues, Ruben Trilho
ISCTE-IUL, CIS-IUL



10:40 - 11:00 Pausa para café



11:00 – 12:00 Sessão 5: Linguagem

Moderadora: Selene Vicente

11:00 - 11:20
Superordinate and domain category structure: Evidence from typicality ratings.

Andrea Santi1,2, Ana Raposo2 & J. Frederico Marques2
1University College London; 2Universidade de Lisboa

11:20-11:40
Resposta emocional à língua nativa e aprendida: Medidas fisiológicas e comportamentais

Catarina Azevedo1,2, Margarida Garrido1,2 & Gün Semin2
1ISCTE-IUL; 2Universiteit Utrecht

11:40-12:00
Language in the broad sense: How tightly connected are voice, music and speech?

São Luis Castro
Universidade do Porto



12:10-12:50: Sessão 6: Memória

Moderador: José Frederico Marques

12:10-12:30
Modalidade sensorial e falso reconhecimiento no paradigma DRM

Sara Cadavid1, M. Soledad Beato1, Mª Salomé Pinho2 & Alfonso Delgado1
1Universidad de Salamanca, Espanha; 2Universidade de Coimbra, Portugal

12:30-12:50
Adaptive memory: A mnemonic tunning for animates

Josefa N. S. Pandeirada1, James S. Nairne2, Joshua E. VanArsdall2 & Mindi Cogdill2
1University of Aveiro, IBILI, Portugal; 2Purdue University, USA



12.50 – Encerramento


Posters

Afixação dos Posters: Entre as 8.30 e as 14.00.
Agradecemos que sejam retirados logo após as 19.00.


Sexta-feira, 12 de Abril
17.00 - 19.00

POSTER 1: The role of top-down mechanisms in conscious visual experience
Alba Grieco & Armando Mónica Oliveira
Instituto de Psicologia Cognitiva

POSTER 2: Representational momentum in cerebral palsy subjects: Effects of response format and delay imposed on the response

Isabel Catarina Martins & Armando Mónica Oliveira
IPCDVS - Laboratório de Psicologia Experimental, FPCE, Universidade de Coimbra

POSTER 3: Time-to-collision in people with motor constraints: Effects of the nature of the obstacle
Isabel Catarina Martins & Armando Mónica Oliveira
IPCDVS-FPCEUC

POSTER 4: The role of acoustic cues in time-to-passage judgments: Judging time-to-passage of looming sounds.
Rosa Mariana Silva1, Sandra Mouta2, Catarina Mendonça3, Carlos Silva4, João Lamas5, & Jorge A. Santos5,6
1School of Psychology, University of Minho, Portugal; 2Dep. de Psicologia Básica, Univ. de Barcelona, & INESC - Porto; 3Institut für Psychologie, Carl von Ossietzky University, Germany; 4Dep. Informatics, University of Minho, Portugal; 5Centro Algoritmi, University of Minho, Portugal; 6Department of Basic Psychology, University of Minho, Portugal

POSTER 5: The dynamic representation of gravity is suspended when the idiotropic vector is misaligned with gravity
Nuno Alexandre De Sá Teixeira, Heiko Hecht & Armando Mónica Oliveira
Instituto de Psicologia Cognitiva - Universidade de Coimbra

POSTER 6: Morphological properties and axes of elongation dynamics of planar views in children’s self-generated object viewpoints
Isabel Lisboa1, Karin H. James2, Linda B. Smith2 & Alfredo F. Pereira1
1Universidade do Minho; 2Indiana University Bloomington

POSTER 7: On the face of it. Exploring the interaction between racial and minimal group recognition

Beatriz Lloret1, Sofia Petisca1, Carrie Philp2, Eva Berlot3, Robert Blakey4, Jasna Dishlieska Mitova5, & Evelien Demaerschalk6
1ISCTE- Instituto Superior das Ciências do Trabalho e da Empresa; 2University of Reading; 3University College London; 4University of Oxford; 5University St. Cyril and Methodious; 6Norwegian university of science and technology

POSTER 8: Faces contextualized by faces: The similarity effect in face-context integration
Ana Catarina Duarte Silva & Armando Mónica Oliveira
IPC - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade de Coimbra

POSTER 9: The effect of interpersonal attraction on attention and memory
André Silva1, Pedro Albuquerque1 & Joana Arantes 1,2
1Universidade do Minho, 2University of Canterbury

POSTER 10: Are masculine males attractive? The influence of sexually dimorphic colour and shape in attractiveness judgments
Mariana L. Carrito1, Isabel M. Santos1,2, David I. Perrett3, Carmen E. Lefevre3 & Ross Whitehead3
1University of Aveiro, Portugal, 2IBILI, Portugal, 3University of St Andrews, Scotland

POSTER 11: Conflito entre palavras e expressões faciais numa tarefa de “Word-Face Stroop”
P. Cardoso1, P. Rijo1, C. Parente1, A. T. Pereira1,2, I. M. Santos1,2 & C. F. Silva1,2
1Universidade de Aveiro, 2IBILI

POSTER 12: Deteção de faces ameaçadoras: Efeito dos odores corporais de ansiedade
Jacqueline Ferreira1,2, Sandra C. Soares1,2, Josefa Pandeirada1,2, Mats J. Olsson3 & Laura Alho1,2
1Universidade de Aveiro, Portugal, 2IBILI, Portugal, 3Instituto Karolinska, Suécia

POSTER 13: Testemunho olfativo: Efeitos do tamanho do alinhamento
Liliana Costa1, Laura Alho1,2, Sandra Soares1,2, Carlos F. Silva1,2, Mats Olsson3& Jacqueline Ferreira1,2
1Universidade de Aveiro, Portugal, 2IBILI, Portugal , 3Instituto Karolinska, Suécia

POSTER 14: Efeito do intervalo de retenção e do tipo de aprendizagem no testemunho olfativo
Elisa Pinto1, Marta Rocha1, Sandra Soares1,2, Mats Olsson3, Laura Alho1,2 & Jacqueline Ferreira1,2
1Universidade de Aveiro, Portugal, 2IBILI, Portugal, 3Instituto Karolinska, Suécia

POSTER 15: A relação entre memória semântica e episódica: Efeitos da tipicidade do conceito
Mara Alves, Sofia Frade, J. Frederico Marques & Ana Raposo
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

POSTER 16: Recordar em colaboração: Efeito na distorção da memória com listas de associados convergentes
Magda Saraiva & Pedro B. Albuquerque
Departamento de Psicologia Básica, Escola de Psicologia, Universidade do Minho

POSTER 17: Recordar adjectivos após processamento baseado na sobrevivência: Comparação com o efeito de auto-referência e com o efeito de congruência
Ana Margarida Capelo & Pedro B. Albuquerque
Escola de Psicologia da Universidade do Minho

POSTER 18: Aprendendo a estrutura do teste: Consequências e características adaptativas
Pedro R. Marques, Leonel Garcia-Marques, Paula Carneiro & Ludmila Nunes
Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa

POSTER 19: Atenção e memória de trabalho em idosos: A influência de distratores
Pedro F. S. Rodrigues1 & Josefa N. S. Pandeirada1,2
1Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2 IBILI

POSTER 20: Paradigma de esquecimento induzido pela recuperação com categorias ad hoc
Patrícia Marinho1 & Josefa Pandeirada1,2
1Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 2 IBILI

POSTER 21: The influence of phonotactic probability and neighborhood density in word learning
Ana Francisco, Filomena Inácio & Luís Faísca
Grupo de Neurociências Cognitivas, Faculdade de Ciências Humanas e Sociais, Universidade do
Algarve

POSTER 22: The contribution of phonology to the recognition of cognate words in children and adult bilinguals
Montserrat Comesaña, Ana Paula Soares, Soraia Pacheco & Daniela Valente
Human Cognition Lab, CIPsi, University of Minho

POSTER 23: The impact of literacy on visual object recognition: Evidence from Japanese readers
Tânia Fernandes1, Maciej Pas2, Régine Kolinsky3,4 & Kimihiro Nakamura2
1University of Porto, Portugal; 2Kyoto University, Japan; 3Free University of Brussels, Belgium; 4FNRS – Fonds National de la Recherche Scientifique, Belgium.

POSTER 24: Normative data for 210 emotional colour pictures
Montserrat Comesaña, Juliana Brandão, Marina Pinheiro & Ana Paula Soares
Human Cognition Lab, CIPsi, University of Minho

POSTER 25: Probability discounting in close relationships
Sara Rego1, José Keating1 & Joana Arantes1,2
1Universidade do Minho, 2University of Canterbury

POSTER 26: BeMonitored: Telemóvel como sistema monitorização de variáveis fisiológicas e comportamentais

Ricardo Moreira1, Sandra Soares2,3, Susana Brás1 & José Maria Fernandes1
1IEETA, DETI, Universidade de Aveiro , 2Departamento de Educação, Universidade de Aveiro, 3IBILI, Universidade de Coimbra

POSTER 27: ERP differences in emotional processing between high and low externalizers
Ana C. Oliveira1, Isabel M. Santos1,2, Ana T. Pereira1,2, Beatriz Oliveira1,2; Mariana L. Carrito1,2, Paulo Rodrigues3 & Carlos F. Silva1,2
1University of Aveiro, Portugal, 2IBILI, Portugal , 3University of Beira Interior, Portugal

POSTER 28: Efeitos da pista de recuperação na memória de contexto: Um estudo de fMRI
Sofia Frade, Mara Alves, J. Frederico Marques & Ana Raposo
Faculdade de Psicologia, Universidade de Lisboa

POSTER 29: Biofeedback e redução do stress e ansiedade em contexto académico
Paulo Chaló, Luís Sancho, Ana Castro, Catarina Calado, Ana Morais, Inês Direito, Paula Vagos & Anabela Pereira
Departamento de Educação, Universidade de Aveiro

POSTER 30: Prosody-driven parsing of spoken and hummed sentences: An exploratory study of ERP source localization
Paulo Branco, Fanny Lima, Bárbara Coelho & Eugénia Madureira
University of Porto, Faculty of Psychology and Education

POSTER 31: Deteção da mentira através de respostas psicofisiológicas: Teste do Conhecimento Culpado
Beatriz Oliveira1,2 & Carlos Fernandes da Silva1,2
1Universidade de Aveiro; 2IBILI

POSTER 32: Modulações associadas à idade no processamento de vocalizações emocionais não- verbais: Declínio neurocognitivo ou viés de positividade?
Tiago Alves1, César Lima1,2, Sophie Scott2 & São Luís Castro1
1Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto; 2Institute of Cognitive Neuroscience – University College London

POSTER 33: Prosodic impairments in high-functioning autism: A case study
Carolina Guedes, Fanny Lima, Bárbara Coelho, Marisa Filipe & Selene Vicente
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

POSTER 34: Delay cancel overload effects in duration judgments
Alexandre C. Fernandes & Teresa Garcia-Marques
ISPA - Instituto Universitário

POSTER 35: “Because he’s an expert”: Are heuristic able to be used as arguments?
Filipe Loureiro & Teresa Garcia-Marques
ISPA - Instituto Universitário

POSTER 36: How costs affect preferences: Experiments on state dependence in starlings
Marco Vasconcelos1, Justine Aw2 & Alex Kacelnik2
1School of Psychology, University of Minho, 2Department of Zoology, University of Oxford

POSTER 37: Is there a “prominent deck B” phenomenon in the IGT task? Yes, but it is not what it seems
Ricardo Gaspar Viegas & Armando Mónica de Oliveira
IPCDVS - Instituto de Psicologia Cognitiva, Desenvolvimento Vocacional e Social

POSTER 38: O efeito da quantidade das recompensas no autocontrolo em pombos
Inês Fortes, Marco Vasconcelos & Armando Machado
Universidade do Minho

POSTER 39: Se compreendo, acredito! Informação repetida com um significado diferente promove a inversão da ilusão de verdade
Rita Silva, Teresa Garcia-Marque & Pedro Figueira
ISPA - Instituto Universitário

POSTER 40: The cognitive integration of fear/anxiety and pain informers: A functional measurement study with pediatric faces scales
Joana Castro Gonçalves, Armando Mónica Oliveira, Luís Batalha, Ricardo Gaspar Viegas & Ananda
Fernandes
Health Sciences Research Unit_ESEnfC/Institute of Cognitive Psychology-University of Coimbra

POSTER 41: Do 5-year-old preschoolers implicitly associate obesity with contagious disease?
Eduarda Pimentel
Faculdade de Filosofia - Universidade Católica Portuguesa


TIMELINE


  • 1 de Março - Encerramento das submissões.
  • 15 de Março - Prazo inicial de inscrições